Pesquisar este blog


Letras, Bárbaras, palavras e pensamentos gratinados..

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Definitivo...

Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.
Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...

Carlos Drummond de Andrade

Mudanças constantes!!

Iniciando um novo ciclo percebi que nada é mais constante na minha vida como o fato de estar sempre mudando. O tom de voz, de idéia, de desejos, ou simplesmente o jeito de olhar para uma situação e para mim mesma. Tive mudanças maiores como de casa e estilo de vida, mas tem coisas que permanecem intactas desde a infância, como alguns gostos e traços da personalidade. Não como cebola, tenho manias esquisitas e carências insolúveis, sou extremamente ciumenta, mas o meu ciúme não é só de pessoas, ele se estende para objetos, animais, livros, algo muito insano. Adoro o inverno, adoro a sensação de pisar em folhas secas, cheiro de grama molhada, lua cheia, pôr do sol, luau, som de violão, fogueira. Não tomo refrigerante (por opção e não pela ditadura do corpo perfeito), adoro café, vinho, cerveja (humm cerveja..), conhaque, vodka, martíni. Amo receber mensagem de madrugada, sabe aquela mensagem simples, curta ms que abre um sorriso de orelha a orelha. Adoro um abraço bem apertado, um beijo bem demorado, carinho na hora certa e na errada também, beijo nas costas, no pescoço, na nuca.. Odeio que me cutuque, e de preferência quando falar comigo, olha na cara. Odeio que me digam: "Vai- te pro inferno" (vai você). Perceptível ou não esse é o fluxo da minha vida. Por muito tempo eu esperei o que podia se chamar de "melhor dia", meus aniversários, Natais, Ano Novo, fins de semana, datas comemorativas. Transferia todas as expectativas por que acreditava tanto que esses dias deveriam ser especiais, que o tempo passou e levou com ele aqueles que poderiam realmente ter sido os melhores dias da minha vida. Por isso eu optei que hoje é o meu melhor dia, para ser bem sincera decidi que vou ter 365 melhores dias por ano. Sem esperar mais nada de datas, pessoas ou situações. Mais uma coisa que eliminei da minha vida: "Não sofro e nem morro mais para ver alguém feliz", posso sim contribuir, mas desde que pra isso eu não tenha mais que abrir mão da minha própria felicidade. Aliás, abrir mão é uma palavra que deletei do meu vocabulário. Mudar é uma receita personalizada que envolve desapego, ousadia e flexibilidade, é um rito de passagem que me liberta do passado, de verdades e hábitos cristalizados que não me servem mais. Afinal é a minha felicidade que está em jogo, não é? Hoje faço apenas o que eu quero, aonde eu quero, com quem eu quero e se eu quero na hora que me der vontade. Hoje tenho a consciência de que ninguém é insubstituível, que a vida pode ser mais leve se você deixar para trás os aborrecimentos e mágoas, que ninguém é responsável pela felicidade de ninguém.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Para minha irmã Patrícia!!!


Compartilhamos tanto durante estes anos que o laço que nos une não tem preço e durará para sempre. Juntas íamos à escola, juntas esperávamos a magia do Natal, juntas tolerávamos a chatice da "hora de dormir" em plena tarde, juntas imaginávamos o amanhã. Juntas vivemos o bom e o mau, as tardes no sítio do Opa e a febre das doenças infantis, o riso incontrolável de nos ver cair com os primeiros patins e a emoção dos primeiros amores. A vida era mais fácil porque aprendíamos juntas. Por todo esse mundo compartilhado, você minha além de minha irmã é minha amiga, e acima de tudo parte de mim, como jamais alguém poderia ser. Você conhece as fraquezas do meu coração e me anima a superá-las. Só com uma irmã como você posso ser sempre um pouco menina. Com você hoje posso rir, posso chorar. Posso lhe contar tudo ou simplesmente ficar calada. Com você e com nenhuma outra amiga, sou eu mesma, sem disfarces. Aquelas terríveis brigas...Nós nos dizíamos coisas muito duras, e, momentos depois, nós duas ríamos sem nos lembrarmos sequer por que tínhamos começado a brigar. Entre todas as relações de afeto que podemos cultivar na vida, o carinho que nos une a uma irmã é único, indestrutível e não conhece jamais as distâncias, nem os silêncios. Para mim você jamais será inoportuna... sempre estarei disposta a te ajudar, sem me importar com a hora ou o dia. Você me escuta, me consola, me estende sua mão sem perguntas. Quando a vida parece mais difícil... saber que conto com o seu apoio incondicional torna minha carga muito mais leve; posso expressar meus medos porque você entende exatamente de onde eles vêm e sabe como dissipá-los. As pessoas que conhecemos nos acham parecidas. Como não ser se reconhecemos uma na outra o olhar familiar, os talentos especiais, os segredos compartilhados.
As mesmas raízes nos unem... o lar, as vivências, a memória, os sonhos herdados, os sonhos que começamos juntas. Eu e você, juntas, somos o passado da família e seremos seu futuro. Nunca nos faltam as palavras. Com você posso conversar durante horas sobre temas sem importância, ou confessar a dor mais profunda sussurando no meio de uma multidão. Contar com você deu à minha vida mais luz, mais alegria, mais confiança. Nem sempre concordamos...Escolhemos percorrer caminhos diferentes. Nossas opiniões, nossa maneira de enfrentar a vida podem ser diferentes...Contudo, todos os nossos problemas sempre têm solução. Às vezes, quase como um espelho, nós nos refletimos uma na outra e, outras vezes, não podemos ser mais opostas. Mas, apesar de tudo, qualquer que seja a situação, nós sempre temos um deboche pronto para despejar, e rir, e comentar. Em diversos momentos agimos uma com a outra como irmã mais caçula e como irmã mais velha. Você me ensinou a cuidar do que amo e a valorizar os pequenos detalhes. Eu lhe ensinei a ser menos exigente com você mesma e a desfrutar mais do presente. Obrigada por me escutar sem me julgar, por me dar conselhos sem pressionar. Obrigada por me ajudar a ter confiança em mim, e por me fazer saber, sem palavras, que você sempre vai estar ao meu lado. O melhor de sermos irmãs é este sentimento tão profundo de poder dividir tudo. Ocupadas com interesses diferentes, mas sempre próximas. Lutando para alcançar nossas metas, mas sem nos perder de vista. Vivendo nossas próprias vidas, mas sempre juntas. Sendo minha irmã, você foi testemunha tanto de minhas vitórias quanto de minhas derrotas. Você sempre espera o melhor para mim, mas me aceita exatamente como sou. Você foi minha confidente e meu apoio, você me deu esperança e me ajudou. Por que sabe mais que ninguém de que preciso para seguir em frente. Só com uma irmã como você posso esquecer de algumas regras da amizade. Nós duas sabemos que não importam as circunstâncias, nem o momento, nem o tempo que tenhamos passado distantes... não existe uma brecha capaz de nos manter separadas se uma precisa da outra. Minha Irmã, minha Amiga, fomos mudando juntas, mas para mim você sempre será a memória dos meus sonhos, a forma mais sublime do amor familiar, a cálida volta para casa... Que a vida te encha de alegrias; eu estarei ao seu lado para celebrá-las. Tenho carinho por todos meus irmãos (você e o Junior), mas tu Patrícia, és especial. Se existe mais de uma alma gêmea em nossa vida, tu és uma delas na minha. Neste plano físico, és a segunda pessoa que mais amo neste Universo, em primeiro está a nossa mami. Obrigada por tudo, TE AMO MINHA IRMÃ! Sempre contigo no aqui, no agora e no amanhã. Para complementar, deixo abaixo meu primeiro depoimento pra ti no Orkut. Que trabalho eu passei pra escrever bonito como você!


“Minha irmã Patrícia, não pode ser traduzida em palavras...Mas é isso que o Orkut me permite, palavras, então vou tentar: chata, mala, folgada e por vezes precipitada! Mas a chatice é típica dos espíritos complexos. Ser mala? Ela pode, isso basta! Folgada? Hum, isso não tem explicação, ela é folgada mesmo! Desde pequena temperamental (eu adoro isso nela), Mas seria injusto parar por aí, pois estaria esquecendo o mais importante! Essas características são ofuscadas pela sua simplicidade de caráter; demasiada honesta, culta, coração imensurável, extremamente prestativa, humor refinado e inteligentérrima! Como já dizia a lenda, no dia 06 de julho de mil novecentos e... enfim, num desses 06 de julho aí, um feixe de luz dourada foi lançado sobre uma cidade chamada Blumenau, presenteando o mundo com um anjinho de cabelos dourados e olhos azuis, chamando e prendendo a atenção de todos (sim, com menos de 1 dia de vida já conseguiu tamanha proeza), e que iria evoluir atravez dos anos conquistando todos com sua presença e carisma, despertando iras e paixões! Essa alma requintada a quem devo meus eternos agradecimentos! Que ja me irritou muito, mas que por isso já me fez crescer, já me ensinou demais, ja cuidou de mim, ja me curou, e me tornou melhor em vários aspectos! Se tu diz que tens orgulho de mim, não esqueças de algo: grande parte do que sou é reflexo de uma Patrícia! Por mais difícil que seja pra mim dizer essas palavras para outro ser humano, por vezes a verdade e a grandiosidade do fato me obrigam: eu te amo, irmã! Ja te incomodei um monte, até te magoei, e peço perdão por quando o fiz, mas aviso: ainda vou te incomodar muito; não seria assim se eu não te amasse! E estejas preparado para mais um ano de vida, mais um ano de evolução. "O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento." (Confúcio). Assim é minha irmã Paty... “Vulgo Patrícia Rosemarli Georg”. Sei que ela é uma mulher de verdade, mas para mim será sempre minha irmã querida! Mas a vida é assim mesmo. Que bom que seja assim, pois pude ver aos poucos uma garotinha se transformar numa jovem cheia de responsabilidades e sonhos. Uma jovem que nunca mediu esforços para traçar seus objetivos e construir pedra por pedra o caminho da retidão e dos bons exemplos. Alguém tinha que fazer isso por mim não é mesmo Patrícia??? Acreditem vocês ou não, mas aprendi com ela muitas coisas. "O homem pode tanto quanto sabe”. (Francis Bacon). Essa frase é a prova de que ela sabe o quanto pode, mas sabe também que não criamos expectativas, pois se algo não sair como o planejado, ela, com apenas 25 anos, já nos deu tanta felicidade, que teríamos que viver uma eternidade para agradecê-la. Eis uma mulher... Linda, genial, surpreendente e irresistível. É difícil não desejar a companhia de um ser tão rico de espírito e sonhos concretos. Mas ela se curva aos elogios continuando serena e discreta. Vocês sabem por que? O pensador Richardsom tem a resposta: "É próprio dos grandes espíritos dizer muito em poucas palavras; pelo contrário, os néscios têm o dom de falar muito sem dizer nada”. Tenho orgulho de saber que você está alcançando o que sempre desejou. Sei que desejas coisas que vão além da sua realização pessoal, eu sei disso mais do que você imagina. Se o esforço te trouxe a recompensa em algumas esferas da vida, em outras, talvez, somente a fé e os sonhos podem ajudar. Mesmo assim você se mantém firme como uma rocha. "Se você não encontra o sentido das coisas é porque este não se encontra, se cria”. (Antonie de Saint-Exupéry). Lembre-se disso pequena grande gênia... O sentido das coisas está nas transformações da vida, a mesma que você desenhou e moldou para o seu esplendido futuro, pois: "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota”. (Theodore Roosevelt). Te amo do fundo de minha existência, talvez eu não a suportasse se você não tivesse adentrado em nossa vida como a mais bela coisa que nos aconteceu até hoje. Te amo, e mais do que isso, te admiriro, te respeito, tenho orgulho de dizer que sou irmã da Patrícia.”